Dificuldades na Aprendizagem
“O fato de que o aluno não mostrou nenhum sinal de progresso ontem ou hoje é absolutamente compatível com um possível progresso na semana ou no bimestre seguinte. As sementes de fato, germinam lentamente.”
(Gilbert Ryle)
Muito se pensa sobre fracasso escolar, e essa têm sido uma das grandes preocupações não apenas das escolas, mas do Sistema Educacional do nosso país. Costuma-se julgar escolas públicas como tendo ensino inferior ao de escolas particulares e, embora isso seja verdade na maioria dos casos, existem sim escolas públicas com ensino e professores tão bons ou até mesmo melhores do que de escolas particulares.
Agora o que pode ser considerado responsável pelo fracasso escolar dos alunos? Seria a escola, a família, o próprio aluno? Porque em determinado momento o aluno que estava a beira de uma reprovação, consegue se recuperar e passar de ano? Quais são os motivos que têm causado tanto a motivação para o estudar, quanto o desânimo?
Essas perguntas têm intrigado muitos pesquisadores do assunto, e através da observação e do estudo, chegou-se a algumas proposições.
A primeira delas consiste no fato de que o aluno pode estar passando por problemas pessoais, tanto de natureza afetiva quanto emocional. O motivo destes problemas podem ser inúmeros, como por exemplo, problemas familiares onde os pais não são presentes ou carinhosos, ou então lares desfeitos, etc. Neste quesito também podemos considerar problemas amorosos, tais como términos de relacionamento, paixões não correspondidas. Tudo isso acaba por influenciar no rendimento do aluno, interferindo no seu aprendizado. Porém quando o professor identifica esses pontos, e oferece o carinho e atenção que o aluno necessita, o seu aprendizado é por muitas vezes melhorado, porque ele se sente motivado em não decepcionar aquele professor do qual ele gosta tanto.
Um outro ponto que pode ser considerado, é a questão financeira do aluno. Existem casos em que eles se