DIFICULDADE DE APREDIZADO EM CRIANÇAS PROVOCADA POR PROBLEMAS VISUAIS
Saádia Oliveira Carvalho Cálita de Santana*
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo colocar em evidência os problemas visuais mais comuns entre crianças em idade escolar, bem como a importância da detecção precoce para que este problema não prejudique o desempenho do aluno na escola e na própria vida. A visão humana evolui desde que a pessoa nasce e, alcança sua maturação estável até os 12 anos de idade, a maturação se dá através dos estímulos externos como a luz, por exemplo. Nesse processo de maturação o indivíduo é introduzido na escola e, aquele que possuir alguma dificuldade visual, poderá ter o seu desenvolvimento cognitivo afetado, pois, a visão é o sentido primordial para o que haja uma assimilação mais eficaz dos conteúdos aplicados pelo professor, bem como todo o seu conhecimento de mundo. Com visão limitada ou prejudicada, o indivíduo que agora é aluno, precisará ser mais atento, terá sérias dificuldades em prestar a atenção necessária para o entendimento, portanto o problema visual irá refletir diretamente no rendimento e comportamento escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Dificuldade; Aprendizado; Problema Visual.
ABSTRACT: resumo em inglês
Rodapé:* Saádia Oliveira Carvalho Cálita de Santana, Grafuanda no curso de Optometria na FASUP.
Trabalho solicitado como forma da avaliação parcial da disciplina Comunicação e Expressão Oral, Ministrada pela professora Gabriella Santana.
INTRODUÇÃO:
Os problemas visuais mais comuns durante a fase escolar da criança são o astigmatismo, miopia, hipermetropia e estrabismo, todos esses problemas, se não identificados a tratados a tempo podem provocar danos irrecuperáveis na questão da aquisição do conteúdo escolar, pela criança. O acompanhamento e atenção tanto na escolar como no ambiente familiar é relevante para identificar sintomas e comportamento de crianças com problemas refrativos, pois, muitas vezes essas não tem a