D.m. lloyd-jones biografia
Os primeiros anos
David Martyn Lloyd-Jones nasceu no dia 20 de dezembro de 1899, na cidade de Cardiff, País de Gales. Foi o segundo filho de Henry e Magdalene (conhecida como Maggie) Lloyd-Jones, e seus irmãos foram Harold e Vincent. Lloyd-Jones passou a maior parte da sua infância na rural Cardingshire, Llangeitho, para onde sua família se mudou em 1906 e onde frequentou uma igreja dos Metodistas Calvinistas. A vida espiritual da sua família foi muito prejudicada pelo estado espiritual das igrejas de Gales de modo geral e em especial pelo estado espiritual de sua própria igreja local. Ao que parece Llangeitho ficou indiferente ao avivamento metodista que ocorreu em Gales entre os anos de 1904-1905, sob Evan Roberts (1878-1951).
A vida da família Lloyd-Jones foi bastante tranquila até o início de 1910, quando, na escuridão da noite, a sua casa pegou fogo e em questão de instantes, todos os bens da família foram consumidos pelas chamas. Henry, seu pai, nunca se recuperou totalmente desse sério revés financeiro. Uma nova casa foi construída, mas para Lloyd-Jones sempre havia aquela sensação de que algo estava faltando. Durante seus primeiros anos de escola, ele levava a carga de ter averiguado quão desesperadora era verdadeiramente a situação. Por isso, tornou-se muito sério para sua idade e muito decidido em ter êxito em sua educação e em sua vida.
Aos doze anos, Lloyd-Jones foi estudar em Tregaron, quatro milhas de Llangeitho. Podemos imaginar que esse tenha sido um período muito difícil na vida do jovem Martyn por causa da saudade do seu lar. Três eventos marcaram a sua vida nesse nessa época. O primeiro foi o seu despertamento pela história por influência do seu professor, o segundo foi a sua escolha pela medicina e o terceiro, o seu envolvimento com a Associação de Verão dos Metodistas Calvinistas que comemoravam o bicentenário de Daniel Rowland e que lhe motivou o interesse por essa denominação que durou toda a sua