d. sebastião o mito
ÍNDICE:
RESUMO:
Os problemas da avaliação são, na realidade problemas do sistema educacional, já que o uso que se faz da avaliação é reflexo de uma filosofia educacional. Meditar sobre esses problemas é muito relevante, porque a partir de resultados da avaliação escolar, decisões educacionais e sociais são tomadas, e muitas destas irão influir diretamente sobre vidas humanas e seus destinos.
Palavras-chave: avaliação, desempenho, qualidade, sucesso, fracasso.
INTRODUÇÃO:
A desconsideração da avaliação como elemento de ensino e de aprendizagem faz com que, muitas vezes, sejam realizadas verificações apenas para lançar uma nota, classificar alunos, e assim por diante. Assim a avaliação deixa de fornecer informação úteis para melhorar a qualidade do processo, além de não contribuir para que se possa identificar a qualidade do desempenho ao aluno e corrigir as falhas a tempo. O aluno que não atingir a fase de compreensão, não pode partir para aplicação; sem habilidade para escrever e ele nem sequer poderá compreender, e assim sucessivamente. Logo, é imprescindível que os profissionais do ensino descubram a avaliação como ferramenta eficiente para ajudá-los no processo educacional.
TEMA:
As lógicas da avaliação
OBJETIVOS:
Geral:
Compreender e analisar criticamente a avaliação no contexto global da Política na Educação.
Específicos:
Elaborar um quadro teórico de referência sobre a avaliação no Brasil;
Discutir a avaliação educacional e as propostas da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
JUSTIFICATIVA / RELEVÂNCIA:
A importância da avaliação no cotidiano escolar: interrupção ou continuidade?
A avaliação escolar, também chamada avaliação do processo ensino-aprendizagem ou avaliação do rendimento escolar, tem como dimensão de análise o desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino que se realiza no contexto escolar. Sua principal função é subsidiar o professor, a equipe escolar