D.miguel
História Social e Contemporânea de Portugal
Introdução
Este trabalho foi realizado ao nível da disciplina de História contemporânea e social de Portugal com o objetivo de ficar a conhecer e dar a conhecer aos meus colegas uma personagem que teve grande importância na história de Portugal.
As vantagens que puderam vir a surgir com a realização deste trabalho são: aprofundar o meu conhecimento sobre o período da Guerra Civil Portuguesa (1831 a 1884), descobrir o tipo de vida que o rei D.Miguel levava naquele tempo e ainda todos os acontecimentos que este levou a cabo como por exemplo (Vila-Francada e Abrilada).
Espero que com este trabalho dê a conhecer uma pequena parte da vida de D.Miguel, esclarecendo algumas dúvidas ou rumores sobre a sua vida.
Capitulo I – Principais Informações sobre D.Miguel
* Início do reinado:11 de Julho de 1828 * Fim do reinado:26 de Maio de 1834 * Aclamação: Palácio da Ajuda, 11 de Julho de 1828 * Pai: D. João VI * Mãe: D. Carlota Joaquina * Data de nascimento:26 de Outubro de 1802 * Local de nascimento: Palácio de Queluz, Portugal * Dinastia: Bragança.
Cognomes:
OAbsolutista
OTradicionalista OUsurpador O Sacrificado
Seus títulos:
Foi detentor, sucessivamente, dos títulos:
Infante de Portugal Senhor do Infantado e duque de Beja Infante de Portugal
Duque de Bragança Conde de Samora Correia
Príncipe - Regente de Portugal
Rei de Portugal.
Capitulo II- A Reação Absolutista
Chefiando de forma totalitária o governo na ausência do rei, mantiveram-se fiéis aos antigos métodos absolutistas, perseguindo os liberais, o que aprofunda sentimentos de descontentamento geral (também devido à ausência do rei) e pobreza, para além de um ambiente tenso, de rebelião. Nesta submissão nacional aos ingleses, os ideais liberais da Revolução Francesa ganham