D. de Gelo Puro é muito forte.
A Lenda do Quinto Sol refere-se à chegada de uma Nova Era do Mundo, acompanhada de seu grande luminar e mensageiro, Quetzalcóatl. O Avatar sempre surge nos grandes momentos de mudança para sinalizar as novas coisas. Através de seus esforços e sacrifícios ele transmuta o carma racial e propõe novos códigos. A Lenda do Quinto Sol demonstra e dramatiza as dificuldades inerentes a este processo, colocando uma nota humana nos acontecimentos.
Vejamos pois esta lenda, reproduzido de Mitos e Lendas dos Astecas, edição de John Bierhorst,
EDAF.
"O mundo já não estava mais seguro, pelo que os espíritos começaram a perguntaremse uns aos outros: "Quem será o sol?"
Enquanto assim falavam, baixaram voando à terra e acenderam um fogo para aquele que fosse o eleito. Mas todos sentiam medo. E conforme o fogo ia ficando mais quente, a única coisa que se ouvia entre os candidatos era: "Que outro o faça."
Enquanto assim se excusavam, o chamado Nanahuatl estava de pé ao lado, escutando.
Era pobre e tinha o corpo coberto de chagas, de modo que ninguém queria dele se aperceber.
Mas quando finalmente lhe prestaram atenção, todos gritaram: "Nanahuatl será o sol."
"Não, não", respondeu ele. "Tenho chagas." Mas não lhe ouviram e lhe ordenaram fazer penitência para que se tornasse sagrado.
Durante quatro dias, enquanto o fogo ardia, cravou-se espinhos e agulhas. E ao mesmo tempo jejuava. Quando a penitência terminou, lhe caiaram o corpo para torná-lo branco, 21 colocaram-lhe plumas nos braços e lhe disseram: "Não tenhas medo. Te elevarás pelo ar e iluminarás o mundo." Então ele fechou os olhos e saltou no fogo.
Quando seu corpo se queimou completamente, desceu à Terra Morta e viajou sob a terra até que alcançou seu extremo oriental.
Entretanto, os espíritos observavam para descobrir onde se elevaria o sol. Já estava amanhecendo, mas a luz parecia vir de todas as direções. Alguns olhavam para o norte e