Cuidador/ Importância do Cuidador/ Auto-Cuidado do Cuidador
Frankly Eudes Sousa Martins
CUIDADOR
A ocupação de cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162 – Cuidador de crianças, adultos e idosos, sendo definido como a pessoa que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.
É a pessoa que presta atendimento para outra pessoa de qualquer idade, que estejam necessitando de cuidados por estar acamada, com limitações físicas ou mentais.
Nesta perspectiva mais ampla do cuidado, o papel do cuidador ultrapassa o simples acompanhamento das atividades diárias dos indivíduos, sejam eles saudáveis, enfermos e/ou acamados, em situação de risco ou fragilidade, seja nos domicílios ou em qualquer instituição na qual necessite de atenção ou cuidado diário.
Cuidadores assistem pessoas de todas as idades que estejam necessitando de cuidado temporário ou permanente, devendo ter a missão de tornar a vida mais fácil para a pessoa assistida.
Cuidador de idoso dependente é aquela pessoa, geralmente familiar, que por diferentes motivos, dedica seus esforços e tempo, dando uma atenção especial a este idoso, minimizando sua incapacidade e limitação, acompanhando-o diariamente. Essa pessoa assume e se responsabiliza pelas tarefas de cuidado, sem contar, na maioria das vezes, com a ajuda de outro membro da família ou de profissionais. Representa, ainda, o elo entre idoso/família e a equipe de saúde.
Tipos de Cuidador
Atualmente, as publicações têm considerado como cuidadores todos os que dispensam cuidados a terceiros sendo então utilizada uma classificação para as multi qualificações desses indivíduos. Segundo a classificação de Wanderley, existem vários tipos de cuidadores, listados abaixo com suas particularidades, porém a autora ressalta que não são