CONTRIBUIÇÕES DE ALFRED MARSHALL NA ESCOLA NEOCLÁSSICA
Eleiane da Silva Nascimento*
João Luz Rodrigues Filho*
Suely Marinho dos Santos*
RESUMO
O artigo tem como objetivo o estudo e entendimento de Alfred Marshall, maior figura da escola neoclássica, evidenciando suas principais contribuições, consideradas válidas e importantes no meio socioeconômico da época. Como bom economista neoclássico, Marshall era marginalista no sentido de enfatizar a tomada de decisões e a determinação dos preços na margem. Deu continuação nos trabalhos de Adam Smit e Stuart Mill, com alterações nos seus legados e teorias; algumas de suas contribuições foram alvos de criticas, e outras são utilizadas nos dias atuais como instrumentos de estudo da economia.
PALAVRAS-CHAVES: Oferta, Demanda, Utilidade e Distribuição de Renda.
ABSTRAC
Keywords:
1. INTRODUÇÃO Alfred Marshall um dos maiores economistas da escola neoclássica, através de suas grandes teorias e contribuições na sociedade, utilizadas no desenvolvimento da economia, contribuiu para o aperfeiçoamento de métodos já existentes na época e reavaliou conceitos que serviram e servem para diagnosticar problemas e encontrar soluções dos mesmos.
O artigo tem como objetivo o estudo e entendimento de Alfred Marshall e suas contribuições na escola neoclássica, buscando evidenciar suas principais ideias para o melhoramento da época, como foi valida e útil no seu tempo, observando os pontos francos das mesmas.
Os métodos utilizados para o assunto foram coletas de dados em fontes secundárias uma pesquisa de delineamento bibliográfico, com o objetivo exploratório baseado em abordagem de cunho qualitativo; com o intuito de conter um material pratico e de fácil acesso sob o estudo de Alfred Marshall e suas teorias, que mesmo com o passar do tempo se mantem viva suas ideias e ensinamentos, servindo de suporte para área econômica, como é o caso da utilidade e demanda, que pode ser observado no comportamento