Contribuições da Psicologia para a Educação
A Psicologia é o estudo do comportamento humano e de seus processos mentais, juntamente com suas interações no ambiente físico e social. Assim, a Psicologia é importante na descrição dos sentimentos , emoções, percepções entre outras coisas do ser humano. A Educação se define como um meio em que conhecimentos são passados de uma geração a outra. Esses conhecimentos podem ser sociais (cultura, valores) e científicos. A Educação não é constante, ou seja pode se desenvolver através dos tempos sofrendo influencias onde é aplicada.
É fácil perceber que a Psicologia e a Educação se encontram em vários momentos da nossa vida. Na escola, por exemplo, o professor precisa da Psicologia para desenvolver atividades, conhecimentos e suas habilidades diante de diversos desafios que possa encontrar em sua pratica docente construindo assim uma identidade própria. Dessa forma, ao passar seus conhecimentos adiante o professor irá, além de ensinar o básico das escolas, formar a personalidade de seus alunos.
Um dos principais desafios encontrados pelos professores hoje em dia é a diferença sociocultural entres seus alunos. Isso faz com que o seu trabalho fiquei mais difícil de ser realizado com excelência. Por esse motivo, o professor precisa saber agir de maneira correta em cada caso. Por exemplo, um aluno que tenha maiores dificuldades de aprendizado precisará de uma aula personalizada, que faça o conteúdo ser mais absorvido mais facilmente e ao mesmo tempo não perdendo a qualidade nem o seu objetivo.
Porém, muitas vezes existem conflitos entre essas áreas. Um exemplo básico é quando o professor deixa seus sentimentos interferirem no seu trabalho, deixando assim de lado o principal objetivo da Educação, que é ensinar através da transmissão de conhecimentos, e transformar a vida de seus alunos de uma maneira positiva. Baseado nos seus sentimentos, o educador pode, achando que irá ajudar, passar seu aluno para uma próxima etapa que ele