COMO SE CARACTERIZA A RELAÇÃO ENTRE AS POLITICAS E ESTRATÉGIAS DA EMPRESA E AS PRATICAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Neusa Maria Cerqueira
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma discussão acerca dos conceitos das políticas estratégicas da organização - a gestão de pessoas e a gestão por competências afincadas a um estudo de caso, bem como analisar os processos administrativos aplicados na empresa do Grupo MEDICSET SEGURO E SAÚDE, líder em comercialização, viabilização e gestão de benefícios de saúde coletivos no Brasil. Fundado em 2008, o grupo possui cerca de 100 colaboradores e representa mais de 200 mil beneficiários. Foi através da observação empírica e prática do ambiente organizacional, da aplicação de questionários abordando sua missão, valores, visão, competências, seus pontos fortes e fracos atrelados à apresentação de um plano estratégico de Recursos Humanos, que possibilitou uma definição estratégica da empresa para a eficiente gestão de pessoas. Todavia, com o estudo dos fatores internos e externos da organização observou-se que há algumas competências que são estruturadas com base apenas na definição da estrutura organizacional, constatando-se que nas organizações, a última visão da competência está no indivíduo.
Palavras chaves: Estratégia organizacional, gestão de pessoas, gestão estratégicas de pessoas, gestão por competência e estudo do caso.
INTRODUÇÃO
O tema central do presente trabalho consiste na relação entre as políticas e estratégias da organização, bem como as práticas e as políticas de gestão de pessoas praticadas na empresa escolhida para a realização deste. Nesse contexto, esta relação apresenta-se através de um estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental e entrevista com os gestores do MEDICSET SAÚDE. A empresa surgiu em 2008, com o objetivo de ampliar o acesso da população de baixa renda à assistência médica privada, à saúde com qualidade, preços e condições