Como fazer um bom atendimento telefônico
Concentre-se na conversa. Pare qualquer coisa que esteja fazendo e tire um momento breve para se preparar. Faça a expressão que você quer projetar antes de pegar o telefone. Faz toda a diferença: se você estiver sorrindo, de cara feia, ou entediada, a pessoa do outro lado ouvirá ou perceberá isso em sua voz. É muito importante também após a identificação do cliente sempre chamá-lo pelo nome.
1° Sempre se identifique. Em situações de trabalho, é apropriado atender ao telefone dizendo o nome da empresa e seu nome: "Bom dia. Como posso te ajudar?"
Exemplo: Cetro - Topografia, Whellyda, Bom dia! Em que posso te ajudar?
a) Manifestação do (a) Cliente...
2° Responda com o nível apropriado de acordo. Tente não falar muito informalmente até saber quem está ligando.
Se o interlocutor não se apresentar, diga "Quem fala?" Esta é uma prática aceita que não apenas permite que o interlocutor saiba que está sendo tratado pessoalmente, também permite que você faça anotações para o caso de precisar entrar em contato com essa pessoa de novo, ou transferi-la para outro ramal.
- Por gentileza com quem eu falo? Solicita falar com quem? Qual o assunto referente?
- Só um momento irei verificar se o Sr. ......... esta disponível para atende-lo!
- (Após a confirmação, retornar o contato com o cliente e informá-lo da transferência.).
3° Ouça atentamente. Descubra a razão da pessoa estar ligando e responda de acordo.
Se a pessoa que estão tentando falar não está no local ou não está disponível, diga ao interlocutor, "Perdão, Sr.........., o Sr.(nome do responsável) não está disponível no momento. Quer deixar um recado?"
a) Manifestação do (a) Cliente...
Certifique-se de anotar o nome da pessoa, número de telefone e propósito da ligação. Desta maneira, se for uma chamada importante, o problema pode ser enfrentado tão rápida e eficientemente quanto possível.
4° Fraseologia final: Para finalizar confirme os dados e