Classificação dos átomos e cadeias de carbono
• Classificação dos átomos de carbono:
Os átomos de carbono podem ser classificados, de acordo com sua posição na cadeia carbônica, em carbono primário, carbono secundário, carbono terciário e carbono quaternário.
Chamamos “carbono primário” ao átomo de carbono que não está ligado a nenhum outro carbono, sendo único na cadeia, ou que se liga a no máximo um átomo de carbono. São os carbonos situados nas extremidades das cadeias.
Já o “carbono secundário” é aquele que se liga a outros dois átomos de carbono, enquanto que o “carbono terciário” e o “carbono quaternário” são aqueles que se ligam a outros três e quatro átomos de carbono, respectivamente.
Veja, na cadeia ilustrativa abaixo, um exemplo de como são classificados os átomos de carbono:
• Classificação das cadeias de carbono:
1. As cadeias carbônicas podem ser classificadas de acordo com diversos critérios. O mais geral divide as cadeias em acíclicas (ou abertas) e cíclicas (ou fechadas).
Na cadeia aberta, os átomos de carbono não formam ciclo, enquanto que na cadeia fechada eles formam ciclo ou anel. Veja os exemplos:
2. As cadeias abertas ou acíclicas são divididas em normais (ou retas) e ramificadas.
A cadeia acíclica normal ou reta é aquela que apresenta apenas átomos de carbono primários e secundários, possuindo apenas duas extremidades, de forma que o encadeamento dos átomos de carbono seja linear. Exemplo:
A cadeia acíclica ramificada é aquela que apresenta pelo menos um átomo de carbono terciário ou quaternário, possuindo mais de duas extremidades. Repare que os átomos de carbono não se sucedem linearmente, mas apresentam certa “bifurcação”. Exemplo:
3. Quanto à natureza dos átomos que as compõem, as cadeias carbônicas são classificadas em homogêneas e heterogêneas.
A cadeia homogênea é aquela que não apresenta átomo de elementos diferentes do carbono intercalados na cadeia. Mas preste atenção: estamos