Classificação dos Cátions em Grupos Analíticos
Introdução:
Um cátion é que um átomo que perdeu elétrons em sua camada de valência, ficando assim com carga positiva. É importante realizar a análise dos cátions, pois através desta pode-se identificar os íons ou elementos químicos que constituem uma determinada substância. Os cátions são divididos em cinco grupos essa divisão tem como objetivo facilitar a identificação dos cátions em solução.
A classificação é feita de acordo como eles reagem com outras substâncias observando se existe, ou não, a formação de precipitados. Os reagentes usados para classificação de cátions mais comuns são o Ácido Clorídrico, o Ácido Sulfúrico, o Sulfeto de Amônio e o Carbonato de Amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem na presença desses reagentes pela formação ou não de precipitado. Por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos. Por exemplo, o Grupo I é conhecido como grupo do cloreto insolúvel e tem como reagente especifico ácido clorídrico diluído. Este relatório é referente ao experimento realizado com os elementos do Grupo I.
Grupo I: Os cátions deste grupo formam precipitado com Ácido Clorídrico diluído. Os íons deste grupo são: Pb+2, Hg2+2 e Ag+. Todos precipitados são brancos.
Os cátions do Grupo I (Prata, Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração (VOGEL, 1981). Os nitratos desses cátions são muito solúveis. Entre os sulfatos o mais insolúvel é o de chumbo, enquanto e de prata se dissolve mais facilmente. A solubilidade do sulfato de mercúrio (I) situa-se entre os dois. Os hidróxidos são precipitados com uma quantidade