C
Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br CONTABILIDADE DE CUSTOS
AULA 8
C APURAÇÃO DO RESULTADO c) no caso de lucro no exercício:
D APURAÇÃO DO RESULTADO
C RESERVAS (legal, estatutárias, etc.)
C LUCROS ACUMULADOS
AUDITORIA CONTÁBIL Auditoria é a técnica contábil do exame sistemático dos registros patrimoniais, com observância das normas de auditoria geralmente aceitas, apresentando conclusões e críticas respectivas, através de interpretações, orientação e pareceres.
O auditor deve estudar e avaliar o sistema contábil e o controle interno da empresa, como base para determinar a confiança que neles possa depositar, bem como fixar a natureza, a extensão e a profundidade dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.
O parecer deve esclarecer:
a) se o exame foi efetuado de acordo com as normas de auditoria geralmente aceitas;
b) se as demonstrações contábeis examinadas foram preparadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos;
c) se os referidos princípios foram aplicados, no exercício examinado, com uniformidade em relação ao exercício anterior.
A auditoria, quando analítica, procura acompanhar a verificação de todos os documentos, contas e valores fisicamente variáveis, sendo a mais ampla possível e percorrendo os mesmos caminhos seguidos pela escrituração fiscal e contábil, durante o exame.
O trabalho da auditoria, para atingir sua finalidade, deve ser adquadamente planejado, de forma a prever a natureza, a extensão e a profundidade dos procedimentos que nele serão empregados, bem como a oportunidade de sua aplicação.
O auditor deve efetuar o levantamento do sistema contábil e do controle interno, bem como avaliar o grau de segurança por eles proporcionados.
O sistema contábil e o controle