C
1. Personalidade – refere-se a padrões relativamente consistentes e duradouros de percepção, pensamento, sentimento, e comportamento que dão identidade distinta as pessoas.
A definição de personalidade mas frequente e utilizada foi criada por Gordon Allport há mais de 70 anos, onde ele disse que Personalidade é a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente. Para nossos propósitos consideramos a personalidade como a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais.
“A organização dinâmica dos traços no interior do eu, formados a partir dos genes particulares que herdamos, das exigências singulares que suportamos e das percepções individuais que temos do mundo, capazes de tornar cada individuo único em sua maneira de ser e de desempenhar o seu papel social”
Determinantes da Personalidade:
Uma das primeiras discussões no estudo da personalidade centrou-se em tentar definir se ela é resultado da hereditariedade ou do ambiente. A personalidade parece ser resultado de ambas as influencias. Além disso hoje reconhecemos um terceiro factor “a situação”. Por isso, a personalidade de um individuo adulto é considerada, de maneira geral, como o resultado dos factores hereditários, ambientais, moderados pelas condições situacionais.
Traços de Personalidade
Os primeiros estudos sobre a estrutura da personalidade tentaram identificar e classificar características duradouras que pudessem descrever o comportamento das pessoas. Traços de personalidade são características amplamente difundidas que incluem timidez, agressividade, submissão, preguiça, ambição, lealdade e acanhamento.
Do início do séc: xx até meados da década de 1980, os pesquisadores tentaram encontrar uma ligação entre a personalidade e desempenho no trabalho. O resultado destes mais de 80 anos de pesquisa, foi que a personalidade e o desempenho no