C
Enumeração das partes do trabalho – capítulos e subcapítulos – apresentadas pela ordem em que aparecem no trabalho e com a indicação do número de página em que cada uma dessas partes começa.
Introdução
Introdução (também chamado de início) chamativa é a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental, precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento. Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor.
Deve conte informação global sobe o trabalho:
Tema tratado
Objetivos do trabalho
Metodologia utilizada
Dificuldades encontradas
Deve-se evitar em uma introdução:
Iniciar uma ideia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de ideias totalmente diferentes);
Usar chavões;
Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título;
Desviar do assunto principal;
Escrever em períodos muito longos;
Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.
Desenvolvimento
O desenvolvimento corresponde à parte principal do trabalho na qual se faz a exposição ordenada e pormenorizada do assunto; pode ser dividida em seções e subseções; compreende a contextualização do tema.
A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte.
Livros e enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Verifique quando foram escritos. Jornais e revistas são boas fontes de consulta para assuntos que exijam atualidade de informação. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista. Internet é um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.
O desenvolvimento pode se dividi em várias partes como capítulos e subcapítulos.
Deve-se evitar em um desenvolvimento:
Repetições;
Escrever pormenorizando;
Exemplos