desenvolvimento mudanças estado brasileiro
A segunda República Velha inicia em 1895 e termina em 1930. É um período que foi governado pelos Presidentes dos Estados e de total autonomia política nas três esferas, federal, estadual e municipal. Também neste período o coronelismo foi fator importante na conjuntura política que na época coordenavam as populações do interior, em uma troca de favores e regalias com a esfera estadual e nacional.
O modelo econômico estava baseado no setor primário, principalmente a cultura do café, contudo aconteceu um real processo de industrialização e modernização.
2) Quais as principais medidas implantadas durante os dois períodos de presidência de Getúlio Vargas?
O primeiro período de 1930 a 1945 produziu um movimento de centralização que transferiu o poder dos estados da federação para o governo central, o qual passou a assumir papel crescente na sociedade e na economia, em 1937 a política já era considerada ditatorial. Na economia ocorreu uma grande industrialização e urbanização com a criação da Companhia Vale do Rio Doce, da Petrobras e da Companhia Siderúrgica Nacional. No plano social ocorreu um grande progresso ao nível de direitos do trabalhador, instituição do salário mínimo, criação do DASP, aprovação da Lei de Sindicalização, além da criação de ministérios importantes como o do ministério do Trabalho e da Justiça, regulamentando profissões e a relação entre o trabalho e o capital, outros ministérios importantes também foram criados como: Educação, Indústria e Comércio, além do ministério da Saúde.
Na administração foi implantado um modelo burocrático, e na esfera política desencadeou um forte movimento nacionalista que agiu inclusive a nível econômico e cultural.
3) Você sabe o que significava o lema do governo JK, "50 anos em 5"? Explique as medidas que justificavam este lema.
O lema do governo 50 anos em 5 utilizado nas eleições de 1955 por JK significava a