c tions grupo V
6.1 Reação com HCl diluído
6.1.1 No tubo de ensaio 1, com a adição de ácido (HCl 6 mol/L) ao nitrato de prata (Pb2+ 0,2 mol/L) com constante agitação foi possível observar a formação de precipitado. E após, centrifugar tratar com água destilada a e aquecer, observou-se a dissolução do precipitado (tab. 1).
6.1.2 No tubo de ensaio 2, juntou-se ao precipitado 17 gotas de NaOH 6 mol/L, e foi possível observar que não houve a dissolução do mesmo(tab. 1).
6.1.3 No tubo de ensaio 3, tratou-se o precipitado com 4 gotas de HCl 12 mol/L com agitação, e após o aquecimento não houve dissolução do precipitado(tab. 1).
6.1.4 No tubo de ensaio 4, foi adicionado ao precipitado de HNO3 15 mol/L, e observou-se que não houve a dissolução do precipitado(tab. 1).
Precipitados
Observações
Tubo de ensaio 1
Houve dissolução do precipitado
Tubo de ensaio 2
Não houve dissolução do precipitado
Tubo de ensaio 3
Não houve dissolução do precipitado
Tubo de ensaio 4
Não houve dissolução do precipitado
Tabela . Dados da separação de íons do grupo V. Os íons desse grupo formam cloretos insolúveis que são precipitados com soluções saturadas contendo ácido clorídrico.
PB2+ + HCl PbCl2 O cloreto de chumbo não é solúvel em água destilada, sendo esse princípio a base de separação do chumbo. Para se identificar a presença do chumbo na amostra pode-se usar o ácido nítrico que formou um precipitado amarelo na presença de chumbo, cloreto de chumbo o qual não se dissolveu em NH4OH.
6.2 Reação com tioacetamida Na reação do nitrato de Pb2+ (diluição com água destilada) com HNO3 6,0 mol/L observou-se a formação de precipitado amarelo de chumbo. Após a adição do tioacetamida nos mesmos,