C ncer de Mama
Mama
Apesar
de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. A Glândula Mamária
As
mamas são constituídas de gordura, tecido conectivo e tecido glandular que contém lóbulos e ductos. Os lóbulos são as estruturas anatômicas onde o leite é produzido. Uma rede de ductos conecta os lóbulos ao mamilo.
Raramente
uma mama é do mesmo tamanho da outra, podendo apresentarse de forma diferente de acordo com o período menstrual.
O tecido mamário se estende (sob a pele) até a região da axila. Um sistema de linfonodos é responsável pela drenagem linfática da mama, principalmente os linfonodos axilares e da cadeia mamária interna.
Câncer da Mama
Alta
frequência
Efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.
Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres.
Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Fatores de Risco
• História familiar, (especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade);
• A idade constitui um outro importante fator de risco;
• A menarca precoce (idade da primeira menstruação);
• A menopausa tardia (instalada após os 50 anos de idade); • A ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos;
• A nuliparidade;
Ainda é controvertida a associação do uso de contraceptivos orais com o aumento do risco para o câncer de mama, apontando para certos subgrupos de mulheres como as que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, as que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. São definidos como grupos populacionais com risco elevado para o desenvolvimento do câncer de mama: