C Mara De Neubauer
O que é?
Uma das formas mais comuns de se determinar a viabilidade de células de levedura é através do uso da câmara de Neubauer, também conhecida como hemacitômetro.
A câmara de Neubauer consiste de uma lâmina de microscopia, bem mais alta do que uma lâmina normal, com marcações em quadrantes, de medidas conhecidas. Observando-se ao microscópio, percebe-se que existem três tipos de quadrantes denominados A, B e C, que juntos formam um quadrado maior.
Pode-se notar que estes quadrantes têm sub-divisões diferentes, fazendo com que o critério para escolha do quadrante onde serão contados as células, seja o tamanho dos células a serem quantificados. Assim, usualmente, células muito pequenas são contados no quadrante C, as de tamanho intermediário no quadrante B, enquanto células grandes são contados no quadrante A. A área total compreendida pelos 9 quadrantes é de 9 mm2 sendo que cada quadrante (A, B e C) são quadrados de 1 x 1 mm. Ao ser colocada a lamínula (especial para ser usada na câmara de Neubauer) a distância da lamínula até a lâmina (profundidade) mede 0,1 mm, o que permite se obter um volume de 0,1 mm3 em cada quadrante.
Como funciona?
CONTAGEM DAS CÉLULAS
As células que se encontram na linha de uma grade requerem atenção especial. Células que tocam as linhas superior e direita de um quadrado não deve ser contadas, as células na parte inferior esquerda devem ser contadas (figura abaixo).
SENTIDO DA CONTAGEM, ALGUMAS REGRAS E CÁLCULO DAS PARTICULAS
Células que tocam as linhas superior e direita de um quadrado não deve ser contadas, as células na parte inferior esquerda devem ser contadas.
ERROS DE MEDIDA
Erros de até 20% e 30% são comuns com Este método de contagem por pipetagem para erros estatísticos, sendo a amostra , erros de volume não representativos realmente introduzida na câmara de amostra, etc
No entanto, a seguinte hemacitómetro um método seja mais amplamente usado em laboratórios em todo o mundo.