C Lula Eucarionte Animal
.Materiais utilizados
1. Lâmina
2. Lamínula
3. Lugol (corante)
4. Abaixador de Língua
5. Mucosa Bucal (do próprio aluno)
Procedimento
Primeiramente coletou-se com o auxilio de um abaixador de língua uma amostra das células da mucosa bucal. Esfregou-se o abaixador na lâmina transferindo assim as células da mucosa bucal. Adicionou-se em seqüência uma gota de lugol(corante) sobre a material coletado, cobriu-se com a lamínula. E por fim levou-se a lâmina ao microscópio, e observou-se a célula animal, lembrando de utilizar na objetiva de 4x de aumento.
Resultado
No experimento realizado observaram-se as células da mucosa bucal,o material encontra-se espalhado na lâmina, porém consegue-se observar a célula com nitidez; Com o Lugol(corante) mostrou-se de grande ajuda para destacar as membranas e o núcleo.
No experimento realizado em laboratório permitiu aos alunos observar a célula de forma real analisando a estrutura celular com mais nitidez, devido ao aumento alcançado com as lentes objetivas do microscópio.
Conclusão
A Mucosa tem suas estruturas que reveste cavidades úmidas da boca, e suas funções são:
Proteção: Barreira de defesa frente a agentes agressores.
Sensorial: Possui receptores específicos aos estímulos térmicos, tato e dor.
Secreção: Saliva – saída dos ductos excretores.
A partir desse experimento conclui-se que o uso do microscópio possibilita visualizar estruturas invisíveis a olho humano. E no caso das células da mucosa bucal adicionadas ao reagente como o Lugol possibilita a distinção maior da estrutura e os componentes das células, como o núcleo e a membrana plasmática.
No experimento realizado em laboratório conclui-se que a aula prática em laboratório facilita o aprendizado do aluno; experimentos de analises de células podem ser utilizados em sala de aula; o manuseio do microscópio é importante para o aprendizado, facilitando observar as células e suas características e aprimorar os