C Lculos Financeiros E Estat Sticos
Luiz Wanderlei de Melo Nº 26
2ºA ETIM
Cálculos Financeiros e Estatísticos
São Paulo – SP
2015
ESCOLA TECNICA ESTADUAL MARTIN LUTHER KING
Luiz Wanderlei de Melo Nº 26
2ºA ETIM
Cálculos Financeiros e Estatísticos
Pesquisa para a disciplina de Cálculos Financeiros e Estatísticos apresentado à ETEC Martin Luther King como exigência parcial da nota do primeiro bimestre.
Orientador: Washington
São Paulo – SP
2015
Sumário
Operações de câmbio 1
Mercado 1
Taxa de câmbio 1
Contrato de câmbio 1
Agentes 2
Considerações Finais 3
Referências Bibliográficas 4
Operações de câmbio
Operações Câmbio é a troca de moedas nacionais por internacionais ou vice-versa. Por exemplo, quando uma pessoa pretende viajar para o exterior, é preciso ter a moeda vigente do país que ira visitar, e para isso será preciso ir a uma agência bancaria onde faz operações de câmbio, onde o banco venderá a moeda do outro país. E se casso ao regressar do exterior sobrou dinheiro da nação visitada, o banco compra essa moeda.
Mercado de Câmbio
No brasil, é o ambiente onde realiza-se as operações de câmbio entre agentes autorizados pelo banco central e seus clientes. O mercado de câmbio é fiscalizado e coordenado pelo branco central.
Nacionalmente o mercado de câmbio tem dois segmentos, mercado flutuante ou câmbio de turismo e o mercado livre ou câmbio comercial. Também temos o chamado câmbio paralelo ou mercado paralelo, bastante divulgado em jornais, mas é um segmento não autorizado pelo banco central, portanto, é ilegal a sua utilização.
Taxa de Câmbio
É a diferença de valor entre duas moedas, o chamado paridade entre moedas. Atualmente no brasil a taxa não tem um valor fixo, e sofre oscilação de acordo com a variação de mercado. No entanto, o governo pode influenciar o mercado quando há grandes oscilações, a fim de apropriar a taxa de câmbio à política monetária.
Contrato de câmbio
O documento que formaliza