°Brix
1. INTRODUÇÃO
Uma notação que pode ser utilizada para identificar a quantidade de açúcar presente em determinada solução, é o °Brix. (graus Brix). O número de °Brix de uma solução corresponde à quantidade de sólidos solubilizados na solução, em massa de sólidos pela massa de solução (% p/p). Então se uma solução de 100 g possui 15 °Brix, significa que essa solução é formada por 15 g de sólidos solúveis e 85 g de solvente.
A escala em graus Brix foi proposta pelo cientista austríaco Adolf Brix e foi baseada na escala proposta em 1843 por Karl Balling, que havia feito a escala para uma temperatura de referência de 15,5°C. A escala de Brix possui a temperatura de referência de 20°C, então caso a leitura seja feita em uma temperatura diferente, deve ser feita a devida correção, através da tabela em anexo.
Para a determinação do °Brix, diferentes técnicas podem ser utilizadas. Uma das mais simples é a densimetria. O densímetro, como ilustrado na Figura 1, é mergulhado na amostra e, através de uma escala, pode-se determinar o °Brix dessa amostra. O princípio desse instrumento está na densidade, ou seja, podemos determinar a concentração de sólidos solúveis através da densidade da amostra.
Outra forma de medir o °Brix de uma amostra é através da refratometria que se caracteriza como um método de análise quantitativo que faz uso de uma propriedade física denominada índice de refração.
Refração é o fenômeno que ocorre quando um raio luminoso atravessa obliquamente um meio e passa para outro de densidade diferente, alterando sua direção. Com a utilização de um refratômetro, como ilustra a Figura 2, é possível medir o índice de refração de uma solução de açúcar e determinar a quantidade de açúcar total como sólidos solúveis (o índice de refração varia com a concentração da solução).
2. OBJETIVO
Determinar o teor de açúcar, em °Brix, de uma solução de sacarose.
3. MATERIAIS E MÉTODOS