BIOética
O conceito de bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa “dar conta” dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de “ética”).
Pessoa e questão ambiental
Quando um problema é considerado ambiental?
Um problema é considerado ambiental quando queremos indicar que esse problema não diz respeito apenas a um aspecto particular da realidade, mas que tem efeito sobre toda a harmonia do mundo natural. Nem sempre, as grandes catástrofes foram vistas como problemas ambientais como são vistas atualmente. Um exemplo é a peste negra, que dizimou a população europeia no século XIV e era considerado problema de saúde pública.
A preocupação com o ambiente e surgiu em 1949 com o livro A Sand Country Almanac de Aldo Leopold. Nele, o autor apresenta sua Land Ethic (Ética da Terra), cuja regra de ouro é: “Uma coisa está certa quando tende a preservar a integridade, a beleza e a estabilidade da comunidade biótica. Está errada se tende ao contrário”. Se, por um lado aumentam as ações em favor da preservação e conservação dos ecossistemas e recursos naturais, por outro, essas ações inscrevem-se cada vez mais no contexto da sociedade burguesa e do sistema capitalista, um exemplo é a proposta dos “créditos de carbono”, que transforma a floresta concentradora de carbono numa commodity internacional, sujeita ao dinamismo do mercado. Neste contexto, a primeira Conferência Mundial sobre Homem e o Meio Ambiente em ocorreu em 1972. O local escolhido para o encontro foi Estocolmo, na Suécia. O encontro marca a primeira vez na qual se debateu em âmbito global questões como o tamanho da população do mundo, a poluição atmosférica e a o uso de recursos naturais. O resultado da Conferência foi uma declaração relacionada à preservação e uso dos recursos naturais. Mais tarde, em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio