B.i. - business intelligence
TAISA VIEIRA BONIFÁCIO ¹
RESUMO:
BUSINESS INTELLIGENCE (B.I.), OU SEJA, INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS REFERE-SE AO PROCESSO DE COLETA, ORGANIZAÇÃO, ANÁLISE, COMPARTILHAMENTO E MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES QUE OFERECEM SUPORTE A GESTÃO DE NEGÓCIOS AJUDANDO NA TOMADA DE DECISÕES DAS PESSOAS QUE OCUPAM POSIÇÕES ESTRATÉGICAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES, QUE ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS AO NEGÓCIO E QUE POSSUEM PODER DE DECISÃO E INFLUÊNCIA SOBRE OS RUMOS DAS MESMAS, UTILIZANDO-SE DAS INFORMAÇÕES GERADAS, AUXILIANDO QUEM ENCONTRA DIFICULDADE NO GERENCIAMENTO DE UM GRANDE VOLUME DE DADOS GERADOS POR SISTEMAS EM OPERAÇÃO E INFORMAÇÕES EXTERNAS E NECESSITA DE ANÁLISES CONSOLIDADAS DESTES DADOS. É FORMADO POR UM MOSAICO DE DATA WAREHOUSE (DW), DATA MART E FERRAMENTA DE DATA MINING.
palavras-chave:
ORGANIZAÇÃO; MONITORAMENTO; AUXÍLIO.
Conceito
O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar as informações, normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart, analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que as permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.
2 O que é Business Intelligence
Um conjunto de metodologias de gestão implementadas através de ferramentas de software. Sua função é proporcionar ganhos nos processos decisórios gerenciais e da alta administração nas organizações, com base na capacidade analítica das ferramentas que integram em um só lugar todas as informações necessárias e é formado por um mosaico da data warehouse (DW), data mart e ferramenta de data mining.
2.1 Data Warehouse
Pode ser traduzido como depósito, armazém de dados. Sua função principal é o armazenamento de informações de um banco de dados referentes a uma ou mais atividades de uma empresa de forma consolidada, voltada à tomada de decisões. É como um