B Rbara E Sara Biologia Insect Rio
1465 palavras
6 páginas
Bárbara Welp de Lima DuroSara Oberlaender dos Santos
Turma: 2221
Professora: Martha Yazdani
Artrópodes: Insetos e Aracnídeos
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho trata sobre os artrópodes, principalmente insetos e aracnídeos, relatando aqueles encontrados e suas características mais marcantes.
Os artrópodes são o maior grupo com espécies descritas. Entre elas estão: insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes. Por sua diversidade de adaptação, os seres vivos pertencentes a esse grupo podem sobreviver em todos os habitats.
O filo Arthropoda caracteriza-se por animais invertebrados, com exoesqueleto quitinoso (rígido) e diversos pares de apêndices articulados, que variam dependendo da classe que pertencem. Insetos, considerado o maior grupo dos animais do filo Arthropoda, têm mais de 750 mil espécies, também são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, mas se diferem pelo seu corpo dividido em três segmentos (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Os insetos podem ser classificados em: Ametábolos (sem metamorfose: não possuem estágio larval), Hemimetábolos (metamorfose incompleta: o ovo eclode um organismo não tão semelhante ao adulto) ou Holometábolos (metamorfose completa: crescimento gradual com troca do exoesqueleto). Esse processo de metamorfose ocorre pelo estímulo hormonal, a ecdisona, chamado de hormônio da muda, induzindo a secreção de um líquido entre a epiderme e o exoesqueleto, fazendo com que esse se dissocie do organismo, abandonando esqueleto (exúvia), proporcionando um curto período de desenvolvimento com posterior produção de um novo esqueleto. A reprodução dos aracnídeos ocorre por meio de fecundação interna, geram ovos de onde saem diminutos seres que não passarão por metamorfose.
2. METODOLOGIA
Quase todos os animais que serão apresentados e explicados neste trabalho foram encontrados já mortos. A barata, uma joaninha laranja, o fede-fede marrom, a traça no casulo e o marimbondo