B CIO
Prof. Cristiane Botelho
Curso Técnico em Nutrição e Dietética
Disciplina: Saúde Pública
O Bócio é o aumento da glândula da treóide, que está localizada no pescoço, essa condição pode comprimir a traquéia e interferir na respiração. O pescoço de uma pessoa com bócio torna-se arredondado e mais largo do que o normal.
A tireóide é uma glândula pequenininha localizada na região do pescoço em forma de borboleta e é muito importante, pois seu funcionamento reflete diretamente no controle do ritmo dos outros órgãos, sendo assim, se ela ficar desequilibrada, ocasiona em inúmeras disfunções no corpo. Os hormônios produzidos pela tireoide ajudam o nosso corpo a manter a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco, o tônus muscular e as funções sexuais. Esses hormônios ainda atuam na oferta e no consumo de oxigênio pelos órgãos, o que intensifica a respiração celular, liberando calor no organismo. Em anfíbios, os hormônios da tireoide controlam a metamorfose dos girinos para a vida adulta.
CAUSAS:
O bócio simples se apresenta quando a glândula treóide não pode produzir quantdade suficiente de hormônios para atender as demandas metabólicas do organismo. A forma de compensar essa deficiência é aumentando o seu tamanho para poder sintetzar maior quantdade de hormônios. O bócio simples pode ser classificado como endêmico (sempre presente em determinada comunidade) ou como esporádico. Aquele do tpo endêmico geralmente é causado pelo reduzido consumo de iodo em regiões nas quais a terra tem baixo teor desse elemento. O bócio esporádico é produto do consumo de altos teores de certos alimentos ou drogas bociogênicas que diminuem a produção de hormônios treóideos (repolho, feijão de soja, pêssegos, morangos, espinafres e rabanetes).
O bócio ocorre em situações de deficiência de iodo, quando a treóide tenta capturar mais iodeto para a síntese dos hormônios treoidianos e então aumenta de tamanho originando a doença.
Esta doença também se manifesta em condições de
hipotroidismo