ATPS FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
RESUMO
Este estudo exploratório teve como finalidade levantar aspectos relativos sobre a definição de filosofia e sua importância na educação e na escola.
A escola, com o papel de produtora de conhecimento é local privilegiado para se desenvolver o dialogo a respeito do preconceito racial.
Palavras chave: Filosofia, educação e escola.
INTRODUÇÃO
De acordo com a autora CHAUI, Marilena . Convite a Filosofia: São Paulo: Ática “A palavra Filosofia é grega. É composta por duas outras: Philo e Sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa , portanto amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria , tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim Filosofia, indica um estado de espírito, ou da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.”
Desta forma iremos compreender os os principais aspectos filosóficos que englobam a prática educativa e suas influências na educação.
ETAPA 1
AS CORRENTES FILÓSÓFICAS – CONCEPAÇÃO DE HOMEM E DE MUNDO
O que é filosofia e quais seus principais princípios
Filosofia é questionar, o que ninguém mais questiona, e não se conformar, com os absurdos do dia a dia e do mundo.
É ver além do que é visto, questionar o porquê de determinado fatos, acontecimentos, e não se acomodar, discutir e buscando assim uma solução e poder esclarecer entre o que é certo e errado.
A filosofia busca enxergar a realidade de uma forma natural, visando uma solução de melhora. “Desde os primórdios”, filosofar sempre fez parte da humanidade uma vez que: questionar sempre foi a grande preocupação, dos grandes filósofos, visando o bem estar e a resolução para problemas considerados complexos.
Os inúmeros filósofos não aceitavam respostas