AS MANIFESTAÇÕES POPULARES DE JUNHO E A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
1 INTRODUÇÃO
Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. “É o governo do povo, para o povo, pelo povo”. “Governo do povo” quer dizer governo com um sentido popular; “para o povo” significa que o objetivo é o bem do povo; “pelo povo” quer dizer realizado pelo próprio povo. Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes (direta ou indiretamente por meio de representantes eleitos).
A Democracia surgiu na Grécia onde o governo era realmente exercido pelo povo, que fazia reuniões em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas, era a chamada Democracia Direta. Mas não eram todas as pessoas que votavam na Grécia, mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam, fazendo com que fosse uma democracia bem limitada. As decisões eram tomadas em assembleias públicas. Com o crescimento populacional, as reuniões em praça pública ficaram impossíveis de acontecer, surgiu então um novo tipo de Democracia: a Democracia Representativa. Na Democracia Representativa o povo se reúne e escolhe – por meio do voto - os representantes que irão tomar decisões em seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos, também chamado de mandato político. Esse tipo de democracia é utilizado em mais de 120 países, um deles é o Brasil.
O Brasil é um Estado Democrático de Direito, o voto é garantido aos maiores de 16 anos, sendo obrigatório aos maiores de 18 a 70 anos, portanto, não possui grandes restrições, mas isso não significa que não tenha falhas. Os problemas sociais que ainda assolam a sociedade, a educação pública que, apesar de ter melhorado um pouco, continua defasada, pessoas humildes que não tem consciência da importância do voto acaba por vendê-lo, criando assim um eleitorado de pouca qualidade, elegendo representantes que não defenderão o interesse do povo, mas sim o seu próprio e do capital privado. Os outros