Análise do Ciclo Econômico/Financeiro
Trabalho de aproveitamento da disciplina Contabilidade de Custos, Ministrada pela Prof. Custódio de Santana
SÃO PAULO
2006
Introdução
O objetivo fundamental do método de custeio é apurar o custo de uma unidade do produto fabricado. É através do método de custeio que se busca determinar o custo unitário do produto – um dado de custo de alta utilização pelos administradores.
Utilidades do conhecimento do custo unitário do produto pelo administrador:
a) Custear inventários para demonstrativos financeiros e para determinar o lucro líquido do período
b) Assistir a gerência no planejamento e controle das operações, e
c) Assistir a gerência nas situações de tomadas de decisões. (formação de preço de venda, manter ou eliminar linhas de produtos, fabricar ou comprar componentes, negociar preços especiais etc).
Custeamento do produto é o processo de identificar o custo unitário de cada produto produzido pela empresa, nas suas diferentes versões ou variações.
Métodos de Custeio
Custeio por Absorção
Este método aloca aos objetos de custo todos os custos de fabricação, sejam eles fixos ou variáveis. A sistemática do custeio consiste em departamentalizar a fábrica em centros de custos onde se alocam os custos (centro de custo produtivo e centro de custo de serviço). Os critérios a serem seguidos para determinação dos centros são: homogeneidade (pessoas e equipamentos afins), praticidade (evitar divisões excessivas), necessidade e controle (setores estratégicos). Ainda torna-se necessária a observação de duas regras básicas: todo o setor deve pertencer a um centro de custo e nenhum setor deve pertencer a mais de um centro de custo. Os gastos gerais de fabricação são distribuídos a estes centros; em seguida, distribuem-se também os totais de gastos dos centros de custos de serviços aos centros de custos de produção e, finalmente