Alterações organicas durante e após a atividade física
Para nosso próprio benefício e para entendermos melhor a importância que o exercício físico tem nas nossas vidas, é necessário sabermos de que forma o sistema biológico do ser humano se comporta e reage quando a atividade física é praticada, ou seja, o que acontece ao nosso corpo durante as várias tarefas físicas e nos momentos posteriores à realização das mesmas. As alterações organicas ocorrem praticamente de maneira igual em todos os indivíduos, sendo a intensidade um fator de variação e diferenciação.
Durante a prática da atividade física, o nosso organismo tende a adaptar-se para que todos os sistemas corporais atuem de maneira coordenada e eficaz. Com efeito, acontecem algumas alterações no nosso organismo:
Os nervos que partem do cérebro e os músculos contraídos estimulam o aumento de fluxo sanguíneo, da frequência cardíaca (nº de batidas do coração) e da pressão arterial pelo corpo. Existe maior oxigenação.A temperatura do corpo aumenta com a contração muscular e dá-se a transpiração para regular a temperatura do mesmo. O estômago diminui a sua atividade para poupar energia (que é direcionada para os músculos) necessária à realização das tarefas físicas. A frequência respiratória aumenta, devido à eleveda quantidade de ar que entra nos pulmões. São utilizados mais nutrientes, e com isso, os processos metabólicos são acelarados.
Alterações organicas durante e após a atividade física Alterações organicas durante e após a atividade físicaAlterações organicas durante e após a atividade físicaAlterações organicas durante e após a atividade físicaAlterações organicas durante e após a atividade físicaAlterações organicas durante e após a atividade físicaAlterações organicas durante e após a atividade físicaAlterações organicas durante e após a atividade físicaAlterações organicas durante e após a atividade físicaAlterações organicas durante e após a atividade físicaAlterações organicas