ACIDENTES DE TRABALHO
SEGURANÇA OCUPACIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA CONTROLE DE ACIDENTES
Nina Lucia Barbosa Givigi
Pós-Graduanda em Medicina do Trabalho
RESUMO:
A dissertação a seguir procura mostrar em como as medidas de segurança e uma adequada orientação dos funcionários em seu ambiente podem ser uma boa estratégia de controle para minorar a ocorrência de acidentes de trabalho
PALAVRAS-CHAVE: ergonomia, segurança ocupacional, acidentes de trabalho
ABSTRACT:
The dissertation following attempts to show how security measures and adequate orientation of workers in your environment can be a good strategy for controlling and minimize the occurrence of workplace accidents
KEYWORDS: ergonomy, occupational security, occupational accidents
INTRODUÇÃO
Acidente de trabalho trata-se de um tema inquietante na área da saúde do trabalhador, pois os agravos a saúde do trabalhador em sua decorrência podem ou não resultar em incapacidade laboral, temporária ou permanente.
Acidentes de trabalho representam importante problema social, econômico e de saúde pública, sendo que a sub-notificação desses eventos mascaram a real dimensão do problema. O conceito de acidente de trabalho e as proteções sociais que destes decorrem variam consideravelmente, sendo que isso dificulta a comparação dos dados entre Países ou mesmo entre Estados de um mesmo País. Na legislação previdenciária brasileira, os acidentes de trabalho compreendem as lesões dele decorrentes, as doenças profissionais e os acidentes de trajeto.
Deve-se, pois, considerar diferentes níveis dentro desta área para desenvolver-se esquemas estratégicos de prevenção para acidentes e conseqüente impacto na saúde do trabalhador.
METODOLOGIA:
Temos aspectos fundamentais em relação ao conceito de risco. O primeiro deles seria o que se atribui ao ambiente laboral. Já o segundo aspecto faz referência à implicação operacional do trabalhador, particularmente ao âmbito da medicina do trabalho.