Absenteísmo na Empresa
Vera Lúcia da Conceição Neto vera.neto@imparrh.com.br Absenteísmo é a Ausência ao Trabalho por Qualquer Razão: doenças, acidentes de trabalho,direitos legais (doação de sangue,participação em júris ou eleições, licença,maternidade, etc.),fatores sociais (doenças de parentes), fatores culturais extra ou intra-empresariais (copa do mundo,feriados religiosos não oficiais,legalização de uma falta gerada por outra motivação não relacionada à saúde,imprensar feriados, etc.).
Em relação às doenças, o comportamento pode variar entre as pessoas, pois uma mesma patologia, com a mesma gravidade, pode motivar ou não um trabalhador a não comparecer ao emprego. Algumas vezes a sua ausência independe da sua decisão, como ocorre nas doenças e acidentes graves. Por outro lado, o absenteísmo pode estar demonstrando uma rejeição ao trabalho, insatisfação com o salário, com as políticas da empresa, com as condições de trabalho. Isto é particularmente verdade, nas faltas de pequena duração e quase sempre próximas de feriados ou finais de semana.
O absenteísmo ocasiona não só custos diretos, mas também indiretos, representados pela diminuição da produtividade, redução da qualidade do produto, diminuição da eficiência no trabalho, aumento do custo da produção e problemas administrativos.
Índice de Absenteísmo (I. A.)
Para exemplificar, imaginemos que um setor comercial tenha 12 operadores (jornada de 06 horas/dia) e que trabalhem 22 dias no mês.
Considere, agora, que os 12 operadores tiveram um atraso de 15 minutos em diferentes dias (12 x 15 = 180 min = 03 horas), e que 09 deles faltaram 01 dia por mês (09 x 06 horas = 54 horas).
Utilizando a fómula, temos:
Horas perdidas = faltas + atrasos (54 horas +
03 horas) = 57
Horas totais = 12 operadores x 6 horas/dia x
22 dias = 1.584
Absenteísmo = 57 x 100 = 3,6%
1.584
Ele indica a percentagem do efetivo de empregados que esteve afastado no período apurado.
Redução do