ABAIXO-ASSINADO PARA A PRESERVAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR
A falta de preservação e fiscalização do patrimônio escolar é uma realidade de desperdício que está presente em todo o Brasil. Esta realidade torna o instituto – tomando como exemplo o IFMA – um mal exemplo a sociedade, tendo em vista que apesar de o patrimônio ser público isto não o torna sem valor; pelo contrário, acaba sendo um desperdício de gastos, tendo assim uma reação em cadeia pelo qual nunca terá investimento a todos.
A participação dos alunos na preservação do patrimônio é primordial. Ações simples deveriam ser feitas, mas que infelizmente muitos não praticam e o desrespeitam; riscam as paredes da sala e carteiras, não preservam os livros, tendo casos de subtração de bens públicos. Para que tenha uma organização numa escola é necessária a contribuição dos alunos na instituição; nesta interação harmônica todos terão vantagens.
No Instituto Federal do Maranhão – Campus Imperatriz, podemos observar um caso em que a falta de fiscalização e burocracia tem consequências negativas para os alunos.
O professor de educação física do mesmo instituto, Antônio Maranhão, relatou que o instituto não tem materiais esportivos para prática. Porém, segundo ele chegou a pouco tempo na instituição um carregamento de bolas e materiais, cujo acesso nunca foi alcançado, prejudicando assim o desenvolvimento dos alunos.
Para aqueles que não têm educação de preservação do patrimônio público e aqueles que não se preocupam com o que é feito com este, pedimos a vós que ocupam a direção do instituto que tomem consciência e que tenham em mente que o público não é preservado gratuitamente.
Autor da Moção: Leandro Silva
Grupo de alunos do IFMA componentes da turma 332-I
Assinaturas:
Daril de Deus Sousa Henrique
Eduardo Marinho dos Santos
Fabriciano Gomes S. Neto
Jorge Sampaio S. Júnior
Wellington Vinicius dos S. M.
[...]