A ÍLIADA
No Livro XXII de Ilíada de Homero, quando Aquiles chega diante dos muros de Tróia, Heitor se prepara para uma batalha corpo a corpo e é incentivado por sua mãe, Hécuba, que apesar de prever a sorte que o espera. No filme Tróia, dirigido por Wolfgang Petersen, Heitor é encorajado pelo seu pai Príamo, já que sua mãe não aparece no filme.
Além deste acontecimento, Júpiter (conhecido como Zeus na mitologia grega) pede aos outros deuses e que Heitor seja salvo, mas Minerva (correspondente a Atena na Grécia antiga) não concorda e encoraja Aquiles. Minerva ainda se disfarça em Deífobo (irmão de Heitor) e induz Heitor a enfrentar Aquiles, então Heitor agradece a seu irmão. Esta passagem não é aproveitada no filme, pois Petersen optou por não incluir os deuses mitológicos na trama, para passar um embasamento de uma estória mais realista e com conteúdos éticos; além disso, ignorou também a presença de Deífobo. Mas houve também aproveitamento de elementos do livro incluídos no filme; como no momento chegado da batalha, frente a frente, Heitor promete, no caso de vencer, não profanar o corpo de Aquiles, mas este se recusa a fazer pactos e dá continuidade ao combate. Aquiles vence e insulta o cadáver de Heitor e, mais tarde, Príamo implora que leve o cadáver de seu filho para que possa ter um funeral apropriado. Nesta guerra, Heitor se encontra empenhado em defender seu país do ataque da Grécia, já Aquiles sempre almejou que seu nome fosse marcado para sempre na História e encontrou uma grande oportunidade ao recebeu uma proposta como um pedido do rei grego para que ele ajudasse na invasão a Tróia.
O PERSONAGEM ÉDIPO
Quando Édipo, atual rei, exige que Tirésias revele o nome do assassino do rei antecessor, Tirésias se recusa, mas com a insistência do rei, tal exigência é respondida: "Afirmo que és tu o assassino que procuras!”. Então, o rei Édipo lança toda sua infâmia sobre Tirésias. Hybris é um termo grego que significa desafio, crime do