A ética é nossa condutora de valores
Cada empreendedor deve ter a consciência de um dos conceitos básicos da ética: de nada vale construir algo sem pensar, assim como de nada vale pensar sem construir. Ou seja, pensamento e ação estão diretamente ligados, devemos pensar para construir, e assim ter bons resultados imediatos ou futuros. Todo ato tem consequência e os resultados surgem por consequência então, de seus realizadores, os empreendedores.
O homem é formado por ações, escolhas e valores. O homem então possui livre-arbítrio, pois tem liberdade de fazer aquilo que deseja.
Mas nem tudo que queremos nós podemos e devemos. Ao realizar um empreendimento, temos que pensar não só naquilo que queremos, mas também se este influenciará as pessoas de forma positiva ou negativa, e se podemos e devemos fazê-lo. Se fizermos aquilo que devemos, as consequências disso tendem a ser melhores tanto para o empreendedor quanto para todos que serão influenciados por seu empreendimento. Neste conceito, o empreendedor é alguém que também deve pensar nos outros, deve pensar que há outra pessoa além de si mesmo que também merece a felicidade e o respeito já que em uma sociedade, todos nós precisamos um do outro e para viver em harmonia, o respeito é fundamental.