a ética protestante e o espirito do capital
Uma das matrizes do Pensamento Sociológico - MAX WEBER - ESCOLA ALEMÃ o que é o Capitalismo e como surge?. weber faz uma análise da formação do capitalismo. Weber diz que o capitalismo se apresenta em várias épocas histórica, sendo assim ele se contrapõe às ideias de Marx. Weber faz uma separação entre o capitalismo anterior ao século XIX, colocando que são fases primitivas do capitalismo. Weber diz que o capitalismo moderno tem origem no 2º processo industrial, principalmente depois da energia elétrica. Weber diz que em diversas épocas históricas havia já manifestação do capitalismo, como por exemplo na Roma antiga. Weber via o Estado Romano como uma grande empresa. (todas as atividades econômicas da Roma antiga passam pela ação do Estado Romano. O Estado Romano Organiza a Produção de forma Racional.
Racional - palavra chave para a compreensão de Weber para o Capitalismo. É a precisão, o cálculo, calcular valores, lucro, gastos.
O Capitalismo para Weber - Racionalização do Mundo, Racionalização da Sociedade então o capitalismo pressupõe uma Administração Complexa, visando a racionalização da busca pelo Lucro. Vendo o que entra vendo o que sai, se utilizando da Contabilidade, administrando a mão de obra, que deve ser livre utilizando os elementos da Ciência Moderna.
Então, a combinação administração racional, mão de obra livre, a ciência moderna, a contabilidade são formas de racionalizar o mundo, racionalizar a economia, racionalizar a busca pelo Lucro, seria isso o capitalismo para WEBER.
Para Weber, o capitalismo tem características: (na obra a Gênese do Capitalismo Moderno).
*haver propriedade privada- apropriação de todos os meios materiais de produção; (terra, aparelhos, máquinas, ferramentas)
*Liberdade de mercado - comércio sem restrições-
*Técnica Racional - calcular, prever, racionalizar a produção
*Direito racional - Instituições jurídicas bem estruturadas para que os negócios possam acontecer