A ÉTICA NA PROPAGANDA
A PROPAGANDA.
DEFINIÇÃO DA PALAVRA “PROPAGANDA” SEGUNDO FERREIRA, 1975, propaganda é a “propagação de princípios, ideias, conhecimentos ou teorias; sociedade vulgarizadora de certas doutrinas; publicidade”, no entanto, RABAÇA C. ALBERTO e BARBOSA GUSTAVO, 1995, identificam propaganda como:
“Comunicação persuasiva. Conjuntos das técnicas e atividades de informações e de persuasão, destinadas a influenciar as opiniões, os sentimentos e as atividades do público no determinado sentido. Ação planejada e racional, desenvolvida através dos veículos de comunicação para divulgação das vantagens, das qualidades e da superioridade de um produto, de um serviço, de uma marca, de uma ideia, de uma doutrina, de uma instituição e etc. processo de disseminar informações para fins ideológicos (políticos, filosóficos, religiosos) ou para fins comercias”
ÉTICA NAS PROPAGANDAS
Os profissionais de marketing estão sempre às voltas com questões éticas principalmente no que diz respeito a propaganda. Se por um lado existe um mercado livre legal, existe também responsabilidade social do profissional.
(Alba Valeria V. Rodrigues)
Não por acaso inúmeros códigos de éticas procuram fornece diretrizes a quem atua na área; alguns dos mais conhecidos são, os da Associação Americana de Marketing (AMA) instituição que congrega profissionais e acadêmicos de todo mundo. E, no Brasil é o Conar (Concelho Nacional de auto-regulamentação publicitaria), que congrega anunciantes e profissionais da propaganda, como características principais esses códigos apresentam diretrizes principais de comportamentos adequados as atividades de marketing, normatizando tais atividades e conscientizando seus profissionais acerca de seu papel social (O`Boyle e Dawson jr, 1992).
EXISTE PROPAGANDAS ÉTICAS
????????????????????????
E PROPAGANDAS NÃO-ÉTICA?
UMA SELEÇÃO DE PROPAGANDAS QUE FORAM PROIBIDAS NO BRASIL PELO SEU CONTEÚDO NÃO-ÉTICO.
ESSE É UMA CAMPANHA DA MARLBORO, LA FORA ELA