A ética na contabilidade
1. INTRODUÇÃO
É dever fundamental de todo ser humano, rechaçar a mentira e ter a firme convicção para viver a verdade; não participando de atos ilícitos e não se envolvendo em processos de sonegação, corrupção, fraudes e roubos.Esse compromisso com a verdade deve nos levar a evitar suborno e a preferir o certo ante o errado.Não é por modismo nem tão pouco por idealismo. Discutir a questão da ética é uma ordem para a sobrevivência, são anseios da humanidade.O principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade tem sido mantido através das atitudes éticas. Ex. Eu posso fazer isto, mas não devo! Respeitar a interdição do ato é a 'nossa morada', optarmos por uma atitude ou comportamento é muito diferente de não fazê-lo porque existia uma proibição normativa (moral).
Ética implica em assumirmos a responsabilidade da escolha por nós mesmos! Porém, é verdade que a ética por si só não garante o progresso moral da humanidade. Os seres humanos podem concordar sobre princípios como: justiça, igualdade de direitos, dignidade da pessoa humana, cidadania plena, solidariedade, etc. Isto conduz a possibilidades para que esses princípios possam ser colocados em prática, todavia não garante que todos cumpram sua parte.Desta maneira, cidadania tem relação com conquista de qualidade de vida que preserva a dignidade humana, a natureza e o meio ambiente.
São indagações profundas que implicam respostas complexas, mas cujas saídas podem estar neste compromisso ético com cada um de nós, em nosso comportamento ético.
2. COMPORTAMENTO ÉTICO
O comportamento ético tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Sem um comportamento ético, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc, a humanidade já teria se despedaçado até à autodestruição.
As regras éticas estabelecidas pela sociedade, muitas vezes não são obedecidas. Os meios de