A ética na auditoria contábil
A ética na auditoria contábil
1.1 Delimitação do tema
Responsabilidade para evolução profissional
2. JUSTIFICATIVA
O motivo que nos impulsiona a fazer o estudo deste tema é saber se o profissional contábil, na auditoria, está realmente colocando a verdadeira importância que tem a ética e a responsabilidade em sua profissão, saber ainda se o código de ética contábil está sendo, de fato, aplicado e qual sua relevância na auditoria contábil.
3. PROBLEMA
Qual a importância da aplicação do código de ética para a auditoria contábil?
4. HIPÓTESES
Alcançar todos os níveis da sociedade, em todas as categorias de classes enfatizando a ética como base da construção da vida profissional para que se possa exercer esta com responsabilidade e eficiência.
5. OBJETIVOS
5.1 Objetivo geral
• Explanar a aplicabilidade da ética na sociedade e mostrar qual sua importância para a construção da conduta do profissional contábil.
5.2 Objetivos específicos • Identificar o quanto a ética se faz necessária na prática da auditoria • Explanar sobre o compromisso ético em cada profissional • Analisar qual deve ser o comportamento e as responsabilidades do auditor contábil.
6. REFERENCIAL TEÓRICO
6.1 Conceito de ética Segundo Lázaro Lisboa (2006, p.24) ética: A ética como expressão única do pensamento correto, conduz à idéia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio.
O termo ética assume diferentes significados, conforme o contexto em que os indivíduos estão envolvidos,pois ela por si só, não tem como fazer com que todos sigam-na a risca, mas serve como um tipo de baliza que norteia o comportamento das pessoas em determinada sociedade. Para um individuo exercer a