A água é fundamental para o planeta
A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.
Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem.
O Brasil está hoje, passando por um período de escassez, que ainda não foi generalizada, mas o seu nível já é preocupante. Não estamos a ponto de gastar toda a água doce do planeta, mas já existem pelo menos 20 países que sofrem atualmente com a falta desse recurso. Já se encontram na faixa de escassez hídrica o Kuwait, Egito, Arábia Saudita, Líbia, Barbados, Tailândia, Jordânia, Singapura, Israel, Cabo Verde, Burundi, Argélia e Bélgica. Essas preocupações poderão se estender ao México, Hungria, Índia, China, Estados Unidos, Etiópia, Síria e Turquia. Países árabes chegam a mandar navios ao pólo norte para rebocar icebergs. Do outro lado do mundo, temos Los Angeles, nos Estados Unidos tendo que se abastecer de água através de caríssimos e complexos sistemas de dessalinização. Alguns estados brasileiros como Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal já se aproximam do sinal de alerta de escassez hídrica.
A ignorância de muitas pessoas ao ponto crítico da realidade, é um dos pontos favoráveis e preocupante de uma possível crise de água potável, onde esse recurso natural indispensável à vida pode tornar-se uma mercadoria tão cara quanto o petróleo. Algumas instituições internacionais já alertam que,