a t p s tecnicas de negociação
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PROFESSOR (a):
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
JUAZEIRO DO NORTE- CE
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera- UNIDERP. Coomo requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Técnicas de Negociação do curso de administração, orientada pelo professor (a) Maria Renata M. Garcia Dalpaz.
JUAZEIRO DO NORTE- CE
2012.1
INTRODUÇÃO
Negociação, a capacidade de influenciar e o relacionamento são três grandes diferenciais competitivos na atualidade. Para que a negociação possa se desenvolver de maneira plena, é fundamental o bom uso da comunicação, visto que ela está presente ao longo de todo o processo de negociação, seja a comunicação verbal, seja a não verbal.
As variáveis básicas presentes em um processo de negociação, como tempo, poder e informação, também devem ser uma preocupação constante e motivo de acompanhamento contínuo por parte dos negociadores, pois elas assumem um papel fundamental na maioria das negociações.
Esse trabalho feito sob pesquisa é de suma importância, pois propicia a ampliação do tema ao conhecer as habilidades dos negociadores, o planejamento e a ética da negociação, além de ter a oportunidade de aplicar a teoria na prática, em uma situação que pode ocorrer no dia a dia de cada um.
1. O CONCEITO E AS CARACTERÍSTICAS DA NEGOCIAÇÃO
Negociação: é o processo de tomar decisões em conjunto sobre assuntos que afetam direta ou indiretamente os indivíduos envolvidos com interesses e preferências diferentes.
A negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.
Segundo Wanderley (1998, p. 21), diz que: “negociação é o