A s ndrome de realimenta o 1

552 palavras 3 páginas
O que é e como identificar a síndrome de realimentação?
A síndrome de realimentação (SR) representa um grupo de sinais e sintomas clínicos comumente observados em pacientes gravemente desnutridos. Esta síndrome foi inicialmente descrita após a segunda guerra mundial, em que indivíduos que passaram por longos períodos de jejum apresentaram precipitação de falência cardíaca quando realimentados. A partir de então tem sido amplamente reconhecida em pacientes com privação alimentar prolongada (sobreviventes de guerra, refugiados, grevistas de fome) e em desnutridos com e sem estresse fisiológico.
Dessa maneira, os sintomas da SR ocorrem a partir de desequilíbrios de fluidos e eletrólitos resultantes da suplementação nutricional via oral, enteral ou parenteral após um período de jejum prolongado ou desnutrição. Caracteriza-se clinicamente por alterações neurológicas, sintomas respiratórios, arritmias e falência cardíaca, poucos dias após a realimentação. Sua causa é decorrente da sobrecarga na ingestão calórica e reduzida capacidade do sistema cardiovascular.
A causa mais comum de morte é a arritmia cardíaca, sendo as alterações mais observadas relacionadas com o consumo intracelular de eletrólitos e minerais, como o potássio, magnésio e principalmente o fósforo, devido ao intenso anabolismo associado a depleção longa e excessiva administração de carboidratos, que favorece a entrada de potássio e fósforo na célula, resultando em hipofosfatemia grave e letal.
Embora a característica principal seja a hipofosfatemia, outras alterações bioquímicas vêm sendo consideradas importantes, incluindo as mudanças no metabolismo da glicose, proteína e lipídios e deficiência de tiamina, hipocalemia (deficiência de potássio) e hipomagnesemia (deficiência de magnésio).
Os sintomas variam de leve a grave, dependendo do tempo de jejum ou grau da desnutrição e da terapia nutricional instituída. Assim, quando não prevenida, esta condição pode levar a graves alterações, sendo fundamental

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas