A.P.O - ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
A.P.O - ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Suas principais Características são:
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior.
A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos. A participação do executivo pode variar, indo desde sua simples presença durantes as reuniões, onde pode ser ouvido, até a possibilidade de o executivo iniciar a proposta de reestruturação do trabalho com relativa autonomia no desenvolvimento do plano
2. Estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição.
Basicamente a APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser denominada objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a idéia básica é a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar.
3. Interligação dos objetivos departamentais.
Correlacionar os objetivos dos vários órgãos ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos não se apoiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.
4. Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle.
Após a definição dos objetivos departamentais, elabora-se os planos táticos e os planos operacionais para alcança-los. Como a APO enfatiza a quantificação a mensuração e o controle, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-lo com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.
5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
É necessário uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO, para a correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. Na APO há um ciclo que envolve as seguintes etapas:
• .Fixação dos objetivos Globais da empresa.
• Elaboração do Planejamento