A O SOCIAL 2
O objetivo deste desafio profissional é apresentar uma análise comparativa estabelecendo qual a diferença entre os parâmetros de atuação do Assistente Social da década de 1980 e os parâmetros de atuação profissional do Assistente Social contemporâneo, destacando principalmente os momentos da renovação do serviço social, e o que influenciaram o fortalecimento, a formação e atuação profissional do Serviço Social brasileiro.
“O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperança para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar.”
Marilda Vilela IamamotoO surgimento do Serviço Social no Brasil iniciou-se nos primeiros anos da década de trinta, quando desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização, com apoio da iniciativa particular de vários setores da burguesia, fortemente respaldada pela Igreja Católica, e tendo como referência o Serviço Social europeu. Neste período, a sociedade burguesa estava no controle de tudo e para não perder este controle sobre as classes menos favorecidas buscava pessoas e os tornavam agentes para atender as necessidades imediatas do trabalhador e sua família, produzindo assim um “efeito social” criando a ilusão de que o Estado nutria um paternal interesse pelas classes pobres, mas que na realidade, o que realmente interessava era o controle social e o enriquecimento sobre eles.
A luta por melhores condições de vida, pela sobrevivência, pelo trabalho e pela liberdade levou o proletariado a avançar em seu processo organizado, e mesmo com a classe dominante tentando reprimi-los de todas as formas, os trabalhadores não admitiam mais recuos. A luta da classe se tornou uma realidade irreversível, determinando um quadro social marcado pela permanente tensão ao longo doa anos, mas também de muitas conquistas no âmbito social. A República Velha teve seu fim assim como a ditadura militar.
Com o fim da ditadura militar, ouve um redirecionamento do serviço