A.l 1.3
OBJECTIVO
Estudar o comportamento reaccional do cloreto de cobalto (II) quando sujeito a uma perturbação.
INTRODUÇÃO
A sílica gel é um agente exsicante, ou seja, é um material que é capaz de absorver uma grande quantidade de água rapidamente. Habitualmente, a sílica gel é usada em embalagens cujo conteúdo deverá ser privado da humidade (presença de água). Quando a sílica gel se encontra nestas situações apresenta-se incolor e translúcido. Analogamente ao que acontece nos laboratórios, onde se usam exsicadores, deste modo há a necessidade de recorrer a cristais de sílica gel, neste caso estes são cobertos por cloreto de cobalto anidro (CoCl2) que apresenta uma cor azul. Quando estes cristais ficam sujeitos a condições de humidade, os cristais adquirem a cor da forma mais hidratada deste sal. Pode traduzir-se esta reacção química, acompanhada pela mudança de cor, através da seguinte equação química:
SQUEMA DE MONTAGEM Preparar uma solução de Cloreto de Cobalto (II) Hexahidratado
1. Medir 3,00g de CoCl2·6H2O e colocar no balão volumétrico, com o auxílio do funil.
R: 49, 22, 42/43, 35 S: 2, 22, 53, 45, 60, 61
2. Medir 12,0mL de HCl concentrado numa proveta e adicionar ao CoCl2·6H2O lentamente, pelo funil de modo a dissolver os cristais do sal.
3. Lavar a proveta com um pouco de água desionizada e deitar a água lentamente pelo funil, dissolvendo alguns cristais ainda não dissolvidos.
4. Perfazer o volume do balão volumétrico adicionando água desionizada. Agitar o balão de modo a homogeneizar a solução. (A solução deverá adquirir uma coloração azul púrpura). Efeito da Temperatura na progressão global de uma reacção de equilíbrio com iões de cobalto (II)
1. Sujeitar uma pequena amostra da solução de CoCl2·6H2O ao aquecimento em banho maria, recorrendo a uma placa de aquecimento.
2. Repetir o processo, desta vez recorrendo à imersão do