A.L. 1.1 - Queda livre
Física e Química A – 11.º Ano
Realizado por:
Tiago Costa nº27 11ºB
Introdução teórica
A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso, está sujeito apenas à interação gravítica.
A única força que atua sobre o corpo é a força gravitacional.
O corpo, próximo da superfície da Terra, move-se, na vertical, com movimento retilíneo uniformemente acelerado. Qualquer corpo em queda livre, independentemente da sua massa, move-se com aceleração constante. A aceleração do movimento é a aceleração gravítica (g), cujo valor depende do local onde o corpo é abandonado. Em zonas próximas da superfície terrestre, o seu valor-padrão é cerca de 9,8 m.s-2
É possível determinar, experimentalmente, o valor da aceleração gravítica utilizando processos diferentes.
Um dos processos consiste em abandonar um corpo de uma determinada altura, por exemplo, uma bola. À medida que a bola se move, na vertical, passa através de células foto-elétricas que estão ligadas a um digitímetro.
O valor da aceleração gravítica pode ser calculado através da definição de aceleração média:
Objetivos
Nesta atividade pretende-se medir a aceleração do movimento na queda de objetos com diferentes massas de modo a dar resposta à questão: «Dois atletas com pesos diferentes, em queda livre, experimentam ou não a mesma aceleração?». O objetivo também passa por: distinguir força, velocidade e aceleração; reconhecer que, numa queda livre, corpos com massas diferentes experimentam a mesma aceleração; determinar, a partir das medições efetuadas, o valor da aceleração da gravidade e compará-lo com o valor tabelado.
Material
2 Células foto-elétricas
Suporte universal
Digitímetro
Balança
2