A.l.1.1- absorção e emissão de radiação
2012-2013
Questões - problema
Porque é que as casas alentejanas são, tradicionalmente, caídas de branco?
Porque é que a parte interna de uma garrafa-termo é espelhada?
Objetivos:
Analisar transferências e transformações de energia em sistemas.
Relacionar o poder de absorção de radiação com a natureza das superfícies.
Reconhecer que a radiação incidente num corpo pode ser parcialmente absorvida, refletida ou transmitida.
Relacionar as taxas de emissão e de absorção da radiação de um corpo com a diferença entr e a sua temperatura e a do ambiente que o rodeia.
Introdução teórica:
Já reparou que as casas alentejanas são, tradicionalmente, caiadas de branco? E que as placas absorsoras dos coletores solares são negras? Sabia que a escolha de materiais para minimizar as perdas térmicas no interior de um forno solar baseia-se no mesmo princípio?
A absorção e emissão da radiação, por parte dos corpos está relacionada com a taxa de absorção e de emissão da radiação com a natureza da superfície do corpo e mede -se qualitativamente através da diferença de temperatura a que está o corpo e a temperatura do ambiente que o rodeia.
Quando a radiação eletromagnética emitida por um corpo incide noutro, uma parte pode ser refletida, outra pode ser transmitida (se for transparente para essa radiação) e a restante pode ser absorvida. Tendo em conta que não há variação do volume, a parte da radiação que é absorvida aumenta a energia interna desse corpo o que se traduz por um aumento da temperatura.
Que características apresentam os corpos que melhor absorvem a radiação eletromagnética? E quais as características dos corpos que melhor refletem a radiação?
Teoricamente existem dois extremos: o emissor ideal ou corpo negro e o radiador ideal. O emissor ideal é um corpo, cuja superfície não reflete radiação de nenhuma frequência, visível ou não, absorvendo -a e