A Websérie Como Produto Audiovisual
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/06/2013
A Websérie Como Produto Audiovisual
1
Lucas Octávio Cândio da SILVA2
Daniela ZANNETI3
Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES
RESUMO
O artigo trata dos principais aspectos que caracterizam novas produções audiovisuais exibidas em ambientes virtuais, as chamadas Webséries. O propósito é expor e definir suas formas de produção e as linguagens usadas nessas obras audiovisuais de característica seriada que são criadas a partir das novas tecnologias digitais e da tecnologia de exibição streaming. Estabelecendo um paralelo com as obras seriadas já características do meio TV, e expondo assim uma linha de convergência entre as duas formas de construções seriadas, a análise identifica as principais diferenças e semelhanças entre as serializações audiovisuais via televisão e via Internet. São analisadas duas webséries com temas direcionados ao público jovem: a norte- americana Squaresvillage e a brasileira #E_VC?.
PALAVRAS-CHAVE: webséries; serialização; internet; audiovisual
A NARRATIVA SERIADA
O caráter seriado de uma narrativa tem suas raízes nas formas epistolares de leitura
(cartas, sermões, etc.), nas narrativas míticas e intermináveis como o caso de Mil e uma noites, alcançando também o folhetim e as radionovelas. Inserida também dentro da grade de programação televisual, frequentemente, esta é composta por blocos, intercalados por breaks comerciais, esses blocos possuem durações variadas de acordo com os modelos dos canais aos quais essas narrativas estão veiculadas. O elo entre os breaks e os blocos são os ganchos e flash backs.
O primeiro é uma ferramenta narrativa que visa a manutenção do interesse do espectador na obra, seja no final do episódio, entre blocos ou até menos na passagem entre temporadas. O segundo funciona como uma maneira de