A volta ao mundo em 80 dias
Autor: Júlio Verne
Personagens principais: Phileas Fogg, Jean Passepartout, Detetive Fix, Sra. Aouda.
Personagens secundárias: Stuart, Fallentin, Sullivan, Flanagan e Ralph
Resumo da história
Phileas Fogg era um inglês bem-educado, culto e rico. No dia 2 de Outubro de 1872,
Fogg recebe em sua casa o seu novo criado particular, o francês Passepartout. Nesse mesmo dia, Fogg estava à mesa do Reform Club a jogar whist ( que é um jogo de cartas de duplas frente a frente) com os outros membros do clube quando surge o assunto do roubo acontecido no Banco de Inglaterra, dias atrás. O ladrão levou 55 mil libras e fugio sem deixar rastos, os jogadores perguntam-se onde estará o ladrão.
Phileas comenta que o ladrão poderia estar em qualquer lugar, porque com os avanços tecnológicos da época qualquer pessoa poderia dar a volta ao mundo em 80 dias. Os membros do clube não acreditavam que tal coisa seria possível. Fogg firme afirma que ele mesmo conseguiria. Assim sendo Stuart, Fallentin, Sullivan, Flanagan e Ralph apostaram quatro mil libras contra vinte mil libras em como este não conseguiria dar a volta ao mundo em oitenta dias. Fogg partiu imediatamente e estaria de volta no dia 21 de Dezembro visto que ia a 2 de Outubro.
Assim sendo Fogg e o seu criado Passepartout, que acabara de chegar de ser contratado e que seguia todas as indicações do seu amo partiram nessa mesma noite, dia 2 de Outubro, e regressaria a Londres dia 21 de Dezembro, quando faltassem exatamente quinze minutos para as nove da noite, apanham um comboio para o sul da Europa e, de lá, um barco a vapor para Suez, na África. Entretanto Fogg é seguido por um detetive inglês que assegura que Fogg foi o responsável pelo roubo. O detetive Fix segue-os até Suez, à espera de um mandato de prisão para Phileas, mas não conseguiu e é obrigado a segui-los até que consiga uma ordem de prisão. Fogg e Passepartout apanham outro navio em Suez com o destino a Bombaim ( que é um cidade